Período Integral - Educação Infantil


No ano de 2018 teremos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, a educação em Período Integral.

Coordenadora Sheila K. Arantes


A jornada de tempo integral para Educação Infantil – pré-escola -  deverá ser de 9 horas e 30 minutos diárias, incluindo-se neste período o tempo destinado a alimentação, higienização, passeios e outras atividades.


Opções de período do curso:

07h30min. às 17h00min.

07h30min. às 18h00min.


As turmas de jornada de tempo integral da Educação infantil serão compostas da seguinte forma:

·         Maternal – crianças de 03 anos completos ou a completar até 30/06.

·         Infantil – crianças de 04 anos completos ou a completar até 30/06.

·         Pré – crianças de 05 anos completos ou a completar até 30/06.


| Mensalidade

R$ 1700,00 -  com almoço e dois lanches - 07h30min. às 17h00min.

R$ 1850,00 - com almoço e três lanches - 07h30min. às 18h00min.


| Atividades envolvidas na educação em período integral

  • Artes e trabalhos manuais
  • LEGO® Education - ZOOM: STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, a LEGO® Education também oferece Máquinas e Mecanismos
  • Expressão corporal
  • Culinária
  • Música
  • Inicialização no Esporte
  • Inglês
  • Brinquedoteca
  • Hora da História e Biblioteca
  • Parque
  • Jogos

| Sobre o curso integral da Educação Infantil


O atendimento dar-se-á em tempo continuo, sem que haja fragmentação dos turnos letivos. Em verdade, a jornada de tempo integral pressupõe um turno único, mesmo que haja mais de um professor conduzindo as atividades durante a manhã e/ou a tarde.

Para alcançarmos nossos objetivos, é necessário que haja integração entre o trabalho realizado pelos professores que conduzem as atividades no matutino e no vespertino.


Durante o dia letivo, a criança realizará 03 refeições diárias, sendo o cardápio apropriado para as especificidades próprias da faixa etária.

Para que a escola possa propiciar o atendimento em tempo integral, é necessário que haja alteração na estrutura mínima a fim de imprimir qualidade ao atendimento.


Alguns aspectos de infra estrutura mínima estão explicitados nos Parâmetros Básicos de Infra estrutura para Instituições de Educação Infantil do MEC (2008). Assim, cada escola deverá dispor de vasos sanitários e lavatórios , sendo necessário ainda amplo espaço interno, salas com ventilação e iluminação adequadas, espaços outros que não sejam apenas àqueles das chamadas ‘salas de aula’.

É importante lembrar que a escola necessita disponibilizar também espaço para sono e repouso, refeições, movimento e circulação, brincadeiras livres e dirigidas, lazer, contato com o meio natural.


| Sobre a rotina da Educação Infantil


A organização do trabalho pedagógico deve considerar as relações e os vínculos que a criança precisa estabelecer tanto com seus pares quanto com os adultos que a estão acompanhando. Para construção e o fortalecimento de interações e do vínculo, é imprescindível a convivência diária contínua e esta depende de uma rotina dinâmica, motivadora e inovadora.

A organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil precisa ter como núcleo a organização do tempo, dos ambientes e dos materiais, sendo que estes, integrados, possibilitam uma rotina condizente com os interesses e as necessidades infantis. A rotina deve ter como meta as aprendizagens e, por consequência, o desenvolvimento integral das crianças.

            A seguir, propomos um exemplo de como as atividades diárias podem ser distribuídas em uma rotina, sendo:


  • De 07h30 às 08h00: acolhida as crianças;
  • De 08h00 às 09h45: atividades pedagógicas planejadas, tendo como núcleo a sala de aula e/ou outros espaços como a brinquedoteca, biblioteca, pátio, parque, etc;
  • De 09h45 às 10h15: período destinado a 1ª refeição - lanche;
  • De 10h15 às 11:30h: Aulas de Artes, Inglês, Culinária, Oficina de Ludicidade e Iniciação ao Esporte.
  • De 11:30h às 13h00: período destinado à 2ª refeição - almoço, higienização bucal, descanso/sono.
  • De 13h00 às 14:45h: atividades pedagógicas planejadas, tendo como núcleo a sala de aula e/ou outros espaços como brinquedoteca, biblioteca, pátio, parque, etc;
  • De 14h45 às 15h15: período destinado a 3ª refeição - lanche e higienização bucal;
  • De 15h15 às 17h00: atividades pedagógicas planejadas, tendo como núcleo a sala de aula e/ou outros espaços como brinquedoteca, biblioteca, pátio, parque, etc;
  • De 17h00 às 18h00: atividades para horário especial.


Esse exemplo de rotina é um dos muitos possíveis. O importante é que a rotina não seja uma camisa de força e que seja adequada às necessidades da criança e não o inverso. A estabilidade que a rotina oferece – elemento importante para a criança - não pode significar a repetição, o automatismo, o fazer sempre igual.

Os períodos destinados às atividades diárias realizadas sob responsabilidade do professor podem e devem ocorrer dentro de sala de aula e/ou em outros espaços: brinquedoteca, biblioteca, pátio, parque, laboratório de informática, ambientes externos, etc.

É importante que, na perspectiva da educação integral e do respeito à infância, as crianças não fiquem durante todo o dia nas salas de aula, sentadas e realizando atividades  repetitivas e sustentadas apenas em impressos.


A escola deverá fazer sua escala de atendimento em cada um dos espaços apontados, de forma que todas as crianças tenham, diariamente, acesso a maior quantidade possível de oportunidades educacionais em diversos espaços/ambientes.

Os professores são responsáveis pelas crianças em todos os momentos do dia. Entretanto, em horários de refeição, por exemplo, é preciso o envolvimento de outros profissionais. Nesse momento, o acompanhamento das crianças torna-se responsabilidade de todos, sejam estes professores, funcionários da cozinha, auxiliares de educação, coordenadores pedagógicos, gestores.

Para melhor atendimento de cada criança e de cada turma, indicamos a necessidade de profissionais de apoio, especialmente necessário nos momentos de entrada e saída, refeições, sono e repouso.

O horário do sono é um momento a ser pensado. Isto porque nem todas as crianças têm o hábito de dormir durante o dia. É preciso, então, conjugar a supervisão do sono de algumas com o repouso de outras. Além destas situações, ainda é possível que algumas não consigam nem dormir nem repousar, pois isto depende de hábitos que vêm de casa. Aos profissionais, caberá providenciar atividades adequadas às experiências individuais.


O Coordenador de Educação Integral designado ao apoio participa das atividades desde o planejamento, aplicação e avaliação do processo de ensino aprendizagem.

Outro profissional que muito pode colaborar para o trabalho da pré-escola em jornada de tempo integral são os  professores de Educação Física, Inglês, Artes, Música e Dança.

No período em que a criança estiver sob a responsabilidade de outro  profissional, o professor regente deverá acompanhar a classe.  Este período de aula pode também constituir-se como espaço de troca de informações e experiências pedagógicas vivenciadas, a fim de evitar as rupturas cronológicas, didáticas ou outras de qualquer ordem no trabalho.


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