Educação Fundamental II

6º ao 9º ANO


Período da Manhã: 7h30min. às 12h30min.  (6º ao 9º ano)​


| LISTA DE MATERIAIS 2017

                     

| MENSALIDADES 2017  


Até Janeiro - 12 Parcelas de R$ 1053,00

Até Fevereiro - 11 Parcelas de R$ 1148,73

Até Março - 10 Parcelas de R$ 1263,60

Anuidade R$ 12.636,00


| PROPOSTA PEDAGÓGICA


A proposta do Ensino Fundamental II, no Instituto Educacional Jaime Kratz, baseia-se no desenvolvimento integral do aluno

O aluno do ensino fundamental II necessita de:


  • Estímulo
  • Orientação
  • Disciplina
  • Modelos


Partindo deste pressuposto o aluno é tratado como um ser único. Ele é conhecido pelo seu nome e há um acompanhamento individualizado do seu desempenho. Todas as situações vivenciadas pelo aluno fazem parte do processo ensino-aprendizagem. Além das informações que ele irá receber ao longo do ano, a nossa preocupação é com a sua FORMAÇÃO que vai interferir no seu caráter e no modo como ele se relacionará com o mundo.

Um ambiente onde há respeito entre todos os integrantes do processo, O trabalho interdisciplinar realizado pela escola tem por objetivo ajudar o aluno a priorizar o raciocínio e a capacidades de resolver problemas, fazer relações entre os conteúdos, verificar a aplicabilidade de cada matéria e posicionar-se frente aos assuntos estudados.

Com o trabalho interdisciplinar, o aluno consegue fazer ligações entre os conteúdos e um tema anual de relevância para a sua formação.

O ambiente saudável nesta faixa etária fará com que o indivíduo possa fazer escolhas claras e conscientes de suas potencialidades



| MATERIAL DIDÁTICO

http://www.colegiosiloe.com.br/admin/classes/img.php?img=../arquivos/files/001220013441004-Logotipo%20-%20Sistema%20Mackenzie%20de%20Ensino.jpg&w=700&h=250&tipo=crop

·         Material alicerçado sobre valores e princípios cristãos;

·         Modelo pedagógico cognitivo-interacionista;


Material Didático Mackenzie

 

| CARACTERÍSTICAS DAS SÉRIES 

 

6º. Ano

O 6º. ano é uma série de transição onde os alunos deixam o ensino fundamental I e começam o ensino fundamental II.

Nessa etapa eles precisam de atenção, cuidado, amor, regras bem estabelecidas e rotina de estudos.

Pequenas atitudes como não poder utilizar fichário visam ajudar o aluno a se organizar e a sentir segurança nessa fase de aprendizagens e descobertas.

Os professores conhecem cada aluno, tratam pelo nome, conhecem suas dificuldades e oferecem um atendimento individualizado.

Sempre que necessário entramos em contato com os responsáveis pois só obteremos resultados satisfatórios se a família e a escola tiverem unidade de propósitos, de cobranças e de linguagem.

Um ambiente estimulante vai motivar os alunos a terem vontade de aprender e a fazerem o seu melhor, conduzindo-os ao amadurecimento na vida acadêmica. O aluno precisa aprender a usar agenda.



7º. Ano

Agora que os alunos já tem alguns hábitos de estudo vamos avançar em algumas habilidades importantes. O incentivo à leitura e à produção de relatórios de leitura fazem o aluno ter o desejo de conhecer mais. Os trabalhos de pesquisa mostram ao aluno como é vasto o mundo do conhecimento. As descobertas no mundo das ciências, com suas experiências abrindo animais, suas construções matemáticas, suas viagens pela história, são oportunidades de abrir sua visão sobre o mundo e tudo que o cerca.



8º. Ano

Os alunos estão capacitados para uma abordagem crítica dos conteúdos. Conseguem produzir bons textos, complexos cálculos matemáticos e de geometria. Desenvolvem com mais desenvoltura as línguas estrangeiras. Fazem trabalhos artísticos e musicais com competência técnica. O projeto interdisciplinar já consegue ser visto com clareza e nitidez de pensamento.



9º. Ano

Ao encerrar o ensino fundamental o aluno deve estar preparado para fazer escolhas conscientes e com objetivos. Já é introduzido no mundo da química e da física e consegue perceber que tudo o que aprende está diretamente relacionado com a sua vida e com o seu futuro. O aluno de 9º. Ano aprende a realizar um TCS (trabalho de conclusão de série) durante todo o ano juntamente com um professor orientador que vai ensiná-lo os primeiros passos da pesquisa científica. Participa de projetos de conscientização da escola e tem grande capacidade de organização e de envolvimento em assuntos sociais e de cidadania. Aplicamos testes vocacionais para ajudar o aluno em suas escolhas.



|ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

1 - A organização curricular do ensino fundamental abrangerá: o estudo da língua portuguesa, da matemática, conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;

2 - O ensino da arte será componente curricular obrigatório em toda a educação básica, ajustando-se à faixa etária trabalhada;

3 - A educação física, integrada ao desenvolvimento pleno do educando, é também componente curricular obrigatório da educação básica, ajustando-se à faixa etária trabalhada;

4 - O ensino de história do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro;

5 - Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente a partir da 5º ano, o ensino de inglês e espanhol como língua estrangeira moderna;

6 - Todos os conteúdos curriculares da educação básica deverão difundir valores fundamentais ao interesse social e deveres dos cidadãos, ao bem comum e a ordem democrática;

7 - O ensino religioso constitui matéria obrigatória em todos os níveis.



| VALORES    

Em todo o ensino fundamental, a construção do caráter vai acontecendo a medida em que o indivíduo se posiciona frente às questões do dia a dia. O instituto educacional Jaime Kratz preocupa-se com o tipo de pessoa e de cidadão que estará ajudando a formar. Baseados numa cosmovisão bíblica onde as atitudes cristãs de comportamento são valorizadas e praticadas, instrumentalizamos o aluno a refletir  sobre seus atos e sobre a convivência com o outro estimulando a tolerância, o respeito, o temor a Deus e a solidariedade.



| ATIVIDADES 

Além de atividades normais em sala de aula os alunos de todas as séries participam de vernissage para apresentar suas obras de arte, eventos esportivos, musicais, teatrais e de dança.

Há aulas extracurriculares de futebol, voley, natação, ballet, jazz, street dance, piano, teclado,canto, desenho, computação gráfica, arte culinária no período da tarde.

Temos atividades como soletrando, olimpíada de matemática, acampamentos, semana literária, encontro de Corais, atividades de integração, produção de livros, passeios, pesquisas, visando sempre o desenvolvimento das diversas habilidades e do estímulo às inteligências múltiplas.


Crian_as.jpg